Saiba como os lingotes de alumínio para fundição são a melhor opção para otimizar sua produção

O alumínio é uma das ligas metálicas mais utilizadas em todo o mundo e quando pensamos no elemento como metal estrutural, ele só fica atrás do aço em uma escala global. É o que acontece, por exemplo, com lingotes de alumínio para fundição, uma solução muito procurada por quem trabalha na área. E tem uma boa explicação para isso: o alumínio possui características excelentes para fundição em geral.

 

Trata-se de uma liga com densidade de 2,7 g/cm². Em comparação ao aço, por exemplo, esse valor representa apenas 1/3. Isso, somado à resistência mecânica destacada, faz do alumínio uma solução muito eficaz para fundição e futuramente para utilização na construção de estruturas móveis, como em aeronaves e veículos.

 

Durante o processo de fundição, é sempre bom ressaltar isso, o alumínio também não perde alguns pontos positivos, como sua elevada capacidade de condutividade elétrica e térmica, ausência de elementos tóxicos e alta resistência à oxidação progressiva. Além disso, durante a fundição, podem ser adicionados elementos para tratamentos especiais, tornando o alumínio ainda mais resistente à corrosão em ambientes agressivos.

 

DIFERENCIAIS DOS LINGOTES DE ALUMÍNIO PARA FUNDIÇÃO

 

Para garantir os melhores resultados em uma fundição, os lingotes de alumínio devem apresentar algumas características técnicas especiais, como temperatura consistente do metal, velocidade da têmpera com água, nível de desmoldagem, desempenho da roda de fundição e menor quantidade de sucata. Tais diferenciais asseguram um padrão elevado para fundição e ainda podem incluir agentes de revestimento.

 

Importante ressaltar que um grande ponto analisado para julgar e determinar a eficácia de um lingote de alumínio para fundição é em relação à sucata. Como vimos, soluções de qualidade apresentam menor quantidade de sucata e isso é fundamental para garantir melhor aproveitamento dos lingotes, ou seja, com menos desperdício.

 

VANTAGENS PARA PRODUÇÃO

 

No dia a dia em sua fundição, os lingotes de alumínio podem assegurar ganhos significativos em termos de produtividade. Ao trabalhar com produtos de procedência garantida e que atendem aos requisitos de qualidade exigidos pelo mercado, você terá menos desperdícios e irá produzir peças de um nível superior, acima de outras fundições que trabalham com lingotes inferiores.

 

Dessa maneira, sua entrega será valorizada e todos os seus clientes receberão peças finalizadas de outro patamar.

Confira também:

Conheça as principais diferenças entre o Zamac com outros tipos de materiais

Conheça os diferentes tipos de fundição de bronze e suas individualidades no processo